Celebração de Missa marca comemoração dos 124 anos do Hospital Santa Izabel em Nazaré
Primeiro hospital da Bahia, o Hospital Santa Izabel comemorou nesta sexta-feira (28 de julho) 124 anos de fundação no bairro de Nazaré, onde presta assistência de alta complexidade e promove atividades de ensino e pesquisa, por meio das quais forma e aprimora médicos e profissionais da área de saúde. A comemoração antecipada da data de fundação do hospital, que oficialmente ocorre no dia 30 de julho, reuniu na capela do próprio Santa Izabel pacientes, colaboradores e gestores da Instituição.
Mantido pela Santa Casa da Bahia, o Santa Izabel construiu reconhecida e dedicada trajetória que muito contribui com o desenvolvimento da saúde e, em especial, das atividades de ensino e pesquisa na Bahia e no Brasil. Hoje é certificado como hospital de excelência referência em diagnóstico e tratamentos de alta complexidade e oferece assistência em 39 especialidades médicas.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes, ressalta que nesta longa e gloriosa trajetória, o Hospital Santa Izabel contribuiu e continua a contribuir com o desenvolvimento da Saúde na Bahia e no Brasil. “O Hospital Santa Izabel vem trilhando o caminho certo, ao adotar uma estratégia de gestão profissionalizada e eficiente, que incorpora produtividade, resolutividade e padrão de qualidade”, afirmou.
Os números do hospital são expressivos e envolvem um quantitativo total de 549 leitos – 85 de UTIs, 24 na Unidade de Transição de Pacientes-, mais de 3.500 colaboradores, além de 13 salas de cirurgia e 3 salas para procedimentos de hemodinâmica. Anualmente, são realizados no hospital 145 mil consultas/procedimentos e mais de12 mil cirurgias anuais.
Pela tradição de excelência na formação de profissionais médicos, as vagas do Programa de Residência Médica disponibilizadas pelo Hospital Santa Izabel estão entre as mais disputadas da Bahia, com grande número de candidatos locais e de outros estados.
História – A história da Santa Casa da Bahia na área de saúde remonta a meados do século XVI, quando se instalou em Salvador o primeiro governo-geral da colônia portuguesa e se iniciou a história pioneira da Instituição com a atenção à saúde da comunidade local.
O hospital da Santa Casa foi inicialmente denominado de Hospital N. S. das Candeias e era chamado pela população de Hospital da Cidade. Mais tarde, já com a denominação de Hospital São Cristóvão, recebeu para as aulas práticas, os primeiros dezessete alunos da Academia Médico-Cirúrgica da Bahia, a primeira escola de medicina do Brasil, instalada no prédio da Santa Casa. O hospital funcionou ali por 284 anos.
Em 2 de julho de 1833, o Hospital São Cristóvão e a então Faculdade de Medicina da Bahia foram transferidos para o Terreiro de Jesus. No Terreiro de Jesus, funcionaram por mais de 60 anos, quando o hospital foi transferido para o bairro de Nazaré, onde se encontra atualmente.