Instituto Lina Galvani Lança Programa Conecta Jovem em Luís Eduardo Magalhães
Com o objetivo de capacitar e apoiar o ingresso de jovens no mercado de trabalho, o Instituto Lina Galvani (ILG), organização social mantida pela Galvani, anuncia o lançamento do programa Conecta Jovem. Destinado a jovens de 15 a 18 anos, o programa oferece uma trilha de capacitação técnica e mentoria profissional para estudantes de escolas públicas de Luís Eduardo Magalhães e regiões vizinhas, como o povoado de Angico dos Dias, Campo Alegre de Lourdes e Irecê.
Em parceria com o Instituto Reciclar e o Senac, o programa pretende formar 45 jovens por semestre, com cursos em áreas essenciais para o mercado de trabalho, como Lógica de Programação, Inglês e Ferramentas para o Mundo do Trabalho. Além disso, a iniciativa inclui uma trilha de mentoria profissional, onde os participantes poderão receber orientação personalizada de especialistas. As aulas presenciais ocorrerão nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, nas instalações do ILG, com início marcado para março de 2025. A participação é totalmente gratuita, e as inscrições estão abertas entre 3 e 14 de fevereiro por meio do site oficial do programa.
Para Welson Alves, coordenador do ILG, o Conecta Jovem tem como missão proporcionar aos jovens as ferramentas necessárias para ingressar no mundo do trabalho de forma mais qualificada. “Esperamos que os jovens possam ingressar no mercado de trabalho mais preparados, aumentando suas chances de sucesso profissional e contribuindo para o desenvolvimento local”, afirma.
Desde sua fundação em 2003, o Instituto Lina Galvani tem sido um agente ativo no desenvolvimento social da região, com aproximadamente R$18 milhões investidos em projetos sociais, impactando cerca de 30 mil pessoas. Entre suas iniciativas mais conhecidas estão os projetos Diálogos que Transformam, Feira Sabores e Saberes e Mulheres Protagonistas, que têm contribuído para o fortalecimento da comunidade local.
Lisiane Feltraco, Gerente de Comunicação, Sustentabilidade e Relacionamento da Galvani, destaca a importância do Conecta Jovem: “O Instituto Lina Galvani já possui uma grande experiência na realização de projetos que promovem o conhecimento e o fortalecimento comunitário. O Conecta Jovem é apenas o início de uma série de oportunidades que traremos para a comunidade. Estamos com grandes expectativas e em breve teremos mais novidades.”
A Galvani Fertilizantes, empresa 100% brasileira, é especializada na produção, beneficiamento e distribuição de fertilizantes, com mais de 50 anos de atuação no setor. A companhia é líder na região agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e opera com um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração em Campo Alegre de Lourdes, além de expandir suas operações com novos projetos na Bahia e no Ceará.
Criado há mais de 20 anos pela Galvani, o Instituto Lina Galvani é uma organização da sociedade civil que tem como missão promover a inclusão socioprodutiva e o desenvolvimento local. O ILG atua por meio de projetos próprios e no apoio a iniciativas que fortalecem a coesão comunitária, além de manter o Parque Vida Cerrado, voltado à conservação do cerrado no Oeste da Bahia.
Rony Oliveira com informações de G&A Comunicação