Frio avança e Luís Eduardo Magalhães registra13,5 ºC no último sábado

Foto: Banco de imagens/Canva
O inverno deu as caras com mais intensidade neste fim de semana em Luís Eduardo Magalhães. No sábado (5), os termômetros marcaram 13,5 ºC no município, a menor temperatura registrada na Bahia naquele dia, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mesmo com o frio intenso para os padrões regionais, a cidade apareceu apenas na 243ª posição no ranking nacional de temperaturas mais baixas.
Além de LEM, outras cidades baianas também enfrentaram madrugadas geladas. Barreiras registrou 13,9 ºC, Vitória da Conquista teve 15,1 ºC, Correntina marcou 15,5 ºC, e Itiruçu, 16,3 ºC. Completam a lista: Barra (16,6 ºC), Amargosa (16,9 ºC) e Irecê (17,5 ºC).
Inverno traz frio e alerta de baixa umidade
Esse cenário é típico do inverno no interior baiano, estação que começou em 20 de junho e vai até 22 de setembro. No ano passado, Vitória da Conquista surpreendeu ao registrar apenas 6,5 ºC — uma das menores marcas da história, segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Além das baixas temperaturas, seis das oito cidades mencionadas estão sob alerta de baixa umidade do ar, com índices que podem chegar a 20%, segundo o Inmet. Apenas Itiruçu e Amargosa ficaram fora do aviso, que segue válido até segunda-feira (7). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar fique entre 40% e 60% para o bem-estar da população.
Salvador enfrenta instabilidade e chuvas
Na capital, o cenário é outro. Salvador enfrenta dias de instabilidade, com previsão de continuidade das chuvas até a segunda-feira (7), causadas pela presença de uma frente fria e de um cavado — fenômeno que indica áreas de baixa pressão atmosférica.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), os bairros que mais acumularam chuva nas últimas 48 horas foram São Marcos (77 mm), Brotas (65,8 mm) e Patamares (65,2 mm). A menor temperatura registrada em Salvador no sábado foi de 20,4 ºC. A tendência é de que o tempo comece a melhorar a partir da quarta-feira (9), com redução gradual das precipitações.