Operação Apate: Polícia Civil desmonta esquema de fraudes veiculares na Bahia

 Operação Apate: Polícia Civil desmonta esquema de fraudes veiculares na Bahia

Foto: Divulgação / Polícia Civil

#Compartilhe

A quarta-feira (30) começou movimentada para as forças de segurança da Bahia. Agentes da Polícia Civil deflagraram a Operação Apate, com foco no desmantelamento de uma organização criminosa especializada em fraudes veiculares. A ação acontece simultaneamente em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e em municípios do interior do estado.

Ao todo, estão sendo cumpridos 15 mandados judiciais contra os investigados. De acordo com o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), o grupo criminoso contava com a participação de servidores públicos, empresários do setor de emplacamento e despachantes. Juntos, eles realizavam transferências fraudulentas de veículos, sem o conhecimento ou consentimento dos verdadeiros proprietários, com o objetivo de liberar financiamentos bancários de forma irregular.

As investigações revelaram ainda que uma das empresas envolvidas ficava com o dinheiro pago pelos clientes, mas não realizava os serviços prometidos, como a quitação de tributos e transferência de propriedade. Em casos mais graves, documentos falsificados eram entregues às vítimas.

Um dos investigados, proprietário de uma dessas empresas, forjava processos de transferência com o apoio de servidores infiltrados no sistema oficial, o que facilitava a legalização de procedimentos fraudulentos.

A operação conta com a colaboração de várias unidades da Polícia Civil, incluindo a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista (DRFR), o Departamento de Polícia do Interior (Depin), a Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), a 10ª Coorpin e o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Vulneráveis (DPMCV).

A Polícia continua as diligências para responsabilizar todos os envolvidos e reforça o alerta à população sobre a importância de verificar a procedência dos serviços contratados no setor automotivo.

Via: Bnews

Relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?