Detran anuncia alteração na ordem cronológica da realização da baliza na prova da CNH na Bahia
Foto: Agência Pará
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) anunciou mudanças no exame prático para quem vai tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal alteração é na ordem de realização da baliza, manobra de estacionamento em espaço demarcado por estacas.
A partir de agora, a baliza será feita ao final do percurso de rua, e não mais no início da prova, como acontecia anteriormente.
Outra novidade confirmada pelo Detran-BA é a liberação do uso de veículos automáticos nos exames práticos, após a publicação do Manual Brasileiro de Direção Veicular pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Antes, essa possibilidade era restrita a candidatos que necessitavam de adaptação veicular.
Em outros estados, como São Paulo, Amazonas, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás, já foram aprovadas mudanças mais amplas, incluindo o fim da baliza em área demarcada. No entanto, mesmo sem essa etapa específica, os candidatos continuam obrigados a estacionar o veículo na via pública, próximo ao meio-fio, ao menos uma vez durante o trajeto. No Distrito Federal, a baliza não é exigida desde 2004.
As alterações seguem a Resolução nº 1.020 do Contran, publicada em dezembro de 2025. Cada estado, porém, tem autonomia para definir como as mudanças serão aplicadas.
Outros Detrans devem anunciar atualizações semelhantes nas próximas semanas. As medidas fazem parte de um conjunto de novas regras para a CNH, que incluem, por exemplo, a possibilidade de o candidato aprender a dirigir sem a obrigatoriedade de contratar uma autoescola.
Fonte: G1