Bahia dá início à produção de tâmaras com mudas doadas pelos Emirados Árabes

 Bahia dá início à produção de tâmaras com mudas doadas pelos Emirados Árabes

Foto: Reprodução/Adab

#Compartilhe

A Bahia está prestes a se tornar referência na produção de tâmaras no Brasil! Chegaram ao estado as 100 mudas de tamareiras, de 12 variedades diferentes, doadas pelos Emirados Árabes Unidos ao Governo do Estado. As plantas, que passaram por quarentena no Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa, em Brasília, já estão sob os cuidados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que atestou a qualidade e sanidade das mudas.

A iniciativa nasceu de estudos que identificaram semelhanças climáticas e de solo entre os biomas do Cerrado e da Caatinga baianos e o ambiente típico dos Emirados Árabes. Agora, com o apoio técnico da Adab, a Bahia inicia sua jornada para produzir tâmaras em escala comercial, visando não só abastecer o mercado interno, mas também exportar para países da América do Sul.

Ao contrário do antigo ditado “quem planta tâmaras não colhe tâmaras”, aqui na Bahia a colheita já começa em menos de três anos! Técnicos da Adab realizaram visitas a propriedades com cultivos experimentais no estado e encontraram plantas frutificando com apenas dois anos e meio, com excelente produtividade e frutos de alta qualidade — mesmo sem todos os tratos culturais ideais, como poda e adubação.

“Encontramos frutas de excelente qualidade mesmo em condições básicas, o que confirma a viabilidade econômica e social da produção de tâmaras na Bahia”, afirmou Paulo Sérgio Luz, diretor-geral da Adab, que coordena o projeto no estado.

O projeto avança para uma nova etapa: a implantação do cultivo em nível comercial, o que está sendo analisado atualmente pelo Ministério da Agricultura (Mapa). Se autorizado, o próximo passo será a importação de 10 mil mudas dos Emirados Árabes.

Com a expansão da produção, a expectativa é que surjam indústrias de beneficiamento de tâmaras, gerando emprego, renda e novas oportunidades de negócios para o estado.

Foto: Reprodução/Adab
Foto: Reprodução/Adab
Foto: Reprodução/Adab
Foto: Reprodução/Adab

Fonte: Adab

Relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?