Bahia fecha safra de algodão com alta produtividade e consolida polo irrigado no Oeste

 Bahia fecha safra de algodão com alta produtividade e consolida polo irrigado no Oeste

Foto: Imprensa Abapa

#Compartilhe

A safra 2024/2025 de algodão confirmou mais um ano de bons resultados na Bahia. O estado colheu 843 mil toneladas de pluma em 413 mil hectares, com produtividade média de 2.041 kg por hectare—acima da média nacional. Para 2025/2026, a Abrapa projeta uma leve redução de área plantada, mas a produtividade deve se manter estável, apesar do plantio atrasado por causa da demora das chuvas.

Mesmo num ano de clima instável, a tecnologia da irrigação garantiu segurança para o produtor e ajudou a manter o Oeste baiano como destaque nacional. Hoje, um terço das lavouras já utiliza pivôs, e a área irrigada deve crescer de 140 mil para cerca de 150 mil hectares na próxima safra. No ciclo atual, 66% da produção veio do sequeiro e 34% da área irrigada.

Segundo a presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa, a irrigação foi determinante para salvar as lavouras nos momentos críticos e ainda fortalece a sustentabilidade, permitindo duas safras por ano.

Na área fitossanitária, a Abapa registrou aumento de 20% na área plantada e bom controle de pragas, apesar da pressão da mosca branca e da estiagem em algumas regiões. O programa mantém mais de dois mil quilômetros de rodovias livres de tigueras e segue avançando em ações conjuntas com Aiba, Embrapa e Fundação Bahia.

A qualidade da fibra também manteve o padrão de excelência. O Centro de Análise de Fibras já classificou 93% das amostras previstas e deve concluir os trabalhos até março de 2026. A expectativa é de resultados ainda melhores nos próximos ciclos com novas variedades e tecnologias.

Com imformações da Imprensa ABAPA

Relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?