Barreiras e Riachão das Neves recebem maior evento técnico da cadeia do cacau no Brasil

Foto: Reprodução/AIBA
Começa nesta quinta-feira (10) a 4ª edição da Cacauicultura 4.0, o maior evento técnico do setor cacaueiro no país. Barreiras e Riachão das Neves se tornam, até sábado (12), o centro das atenções da produção de cacau no Brasil, com uma programação intensa que inclui palestras, painéis e visitas a campo.
O encontro é promovido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e reúne produtores, pesquisadores, empresas, investidores e representantes públicos em uma verdadeira imersão em inovação, tecnologia e sustentabilidade voltada à produção de cacau irrigado no Oeste baiano.
A cerimônia de abertura acontece nesta quinta, às 18h, no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, com presença confirmada do governador Jerônimo Rodrigues, do presidente da Aiba, Moisés Schmidt, dos prefeitos de Barreiras e Riachão das Neves, além de autoridades da Ceplac e outras instituições ligadas ao agro.
Para Moisés Schmidt, a Cacauicultura 4.0 representa um marco para o setor.
“Estamos mostrando ao Brasil que o Oeste da Bahia é uma nova e promissora fronteira para a produção de cacau com tecnologia, inteligência e sustentabilidade.”
Na sexta-feira (11), o evento segue com o Ciclo de Palestras Técnicas, também no Parque Engenheiro Geraldo Rocha. Serão debatidos temas como melhoramento genético, uso de bioinsumos, irrigação, rastreabilidade e as tendências do mercado do cacau.
O encerramento acontece no sábado (12), com um Dia de Campo na Fazenda Santa Helena, em Riachão das Neves. Os participantes poderão conhecer de perto as lavouras irrigadas e conferir demonstrações tecnológicas aplicadas à cultura do cacau.
A Cacauicultura 4.0 conta com o apoio das prefeituras locais, do Governo do Estado da Bahia e de parceiros como Rain Bird, Netafim, BioBrasil, Casa da Lavoura, Centro de Inovação do Cacau (CIC), TRF, Ceplac e AIPC.