Carne Bovina Brasileira Perto de Entrar no Sonhado Mercado Japonês
Foto: Divulgação/Freepik
Um sonho de mais de 20 anos da agroindústria nacional está muito perto de se concretizar. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou que uma comitiva do Governo do Japão virá ao Brasil ainda em novembro para realizar a auditoria final nos frigoríficos. Se tudo correr como o esperado, o anúncio oficial da abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira pode ser feito ainda neste ano!
O Japão é um mercado estratégico e extremamente cobiçado, sendo o terceiro maior importador global de carne bovina, com um volume anual de mais de 700 mil toneladas. Ganhar esse espaço é crucial para diversificar nossos destinos de exportação.
Mas por onde a carne vai começar a entrar?
Inicialmente, a liberação deve priorizar os estados do Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Essa estratégia se deve ao fato de que, na época em que as negociações avançaram, esses estados já possuíam o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação.
Como o Japão é conhecido por ser um dos mercados mais rigorosos do mundo em exigências sanitárias, a estratégia do governo brasileiro é inteligente: garantir a habilitação para esses três estados primeiro, concluindo um processo que já é lento, e só depois solicitar a inclusão de todo o Brasil. Essa abordagem evita atrasar o processo, já que a aprovação imediata para todo o território nacional, que agora possui o status de livre de aftosa sem vacinação, exigiria o reinício de demoradas etapas de inspeção, estado por estado.