Enem 2025 é alternativa para concluir o ensino médio

 Enem 2025 é alternativa para concluir o ensino médio

Foto: Divulgação/MEC

#Compartilhe

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltou a ser uma alternativa para quem ainda não concluiu a educação básica na idade regular. Em 2025, mais de 98 mil pessoas optaram por fazer o exame nessa modalidade.
Para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência, o participante deve alcançar mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A primeira etapa do Enem 2025 foi realizada no último domingo, 9 de novembro, com provas de Linguagens, Ciências Humanas e a redação sobre o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O segundo dia de provas está marcado para o próximo domingo, 16 de novembro, com questões de Ciências da Natureza e Matemática, aplicadas em todo o país.

Reaplicação

Participantes afetados por desastres naturais, problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas terão direito à reaplicação do exame, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro.
Os pedidos devem ser feitos entre 17 e 21 de novembro, até o meio-dia, pela Página do Participante. O candidato só poderá refazer a prova do dia em que não pôde comparecer.

Cartão de Confirmação

O Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, traz dados como número de inscrição, local de prova, atendimento especializado e uso do nome social.
Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão impresso no dia do exame.

Aplicação especial no Pará

Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 — a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Nesses locais, o Cartão de Confirmação será disponibilizado posteriormente.

Enem: porta de entrada para o ensino superior

Criado há mais de duas décadas, o Enem se consolidou como a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies.
Além disso, diversas instituições públicas e privadas utilizam a nota do exame em seus processos seletivos.
Os resultados também podem ser aproveitados por universidades portuguesas conveniadas ao Inep, que aceitam as notas para ingresso facilitado de estudantes brasileiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep.

Relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?