Executivos de Seis Países Visitam Fazendas de Algodão na Bahia e Elogiam Qualidade Brasileira

Foto: Reprodução/IA
Executivos de indústrias têxteis da China, Índia, Paquistão, Bangladesh, Vietnã e Turquia participaram do projeto “Missão Compradores”, promovido pela Abrapa, com apoio da ApexBrasil e da Anea. A comitiva visitou fazendas de algodão no Oeste da Bahia, especialmente em São Desidério, incluindo a Fazenda Sete Povos e instalações da Abapa.
Esses países representavam 84,9% das exportações brasileiras de algodão no ano comercial de 2024/25. Durante a visita, os executivos conheceram tecnologias de produção e práticas sustentáveis, destacando a rastreabilidade fardo a fardo, alta qualidade da fibra e certificação como diferenciais competitivos.
Os visitantes ficaram impressionados com a qualidade da pluma, a organização das fazendas e o sistema de irrigação eficiente. Comentários como “É um algodão fantástico!” e elogios à produtividade e ao nível de profissionalismo refletem essa percepção positiva.
O Brasil se consolidou como maior exportador mundial de algodão e um dos grandes trunfos apontados foi a certificação BCI e a rastreabilidade completa da produção.