Governo autoriza IBGE a contratar mais de 39 mil pessoas para novos Censos em 2025
Foto: Henrique Pinheiro
O Governo Federal autorizou a abertura de 39.108 vagas temporárias para o IBGE. A medida, publicada no Diário Oficial da União através de portaria assinada pelas ministras Esther Dweck e Simone Tebet, visa a contratação de pessoal para a realização de dois grandes levantamentos nacionais: o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e o Censo da População em Situação de Rua.
A maior parte das vagas é destinada à função de recenseador, com 27.330 postos voltados diretamente para a coleta de dados em campo. Além disso, há oportunidades para agentes censitários supervisores (4.143 vagas), além de cargos nas áreas de informática, administrativa, operacional, regional e análise de dados.
Os interessados deverão ficar atentos, pois a contratação depende da aprovação em processo seletivo. O IBGE tem um prazo de até seis meses para publicar o edital oficial com as regras, prazos de inscrição e os valores das remunerações para cada cargo.
Este movimento reforça a importância da atualização de dados estratégicos para o país, tanto no setor produtivo do agronegócio quanto no mapeamento de políticas sociais para a população em situação de rua.