Governo Federal avança em negociações para reduzir impactos das tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros

Foto: Agência Gov | Via Mapa
O Governo Federal realizou, nesta segunda-feira (4), mais uma reunião do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, com foco nos impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O encontro reuniu ministros de Estado e representantes de diferentes segmentos do agronegócio nacional.
O vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, destacou que 45% dos produtos exportados aos EUA já foram retirados da lista de taxação, enquanto 20% seguem sob as regras da Seção 232 — que trata todos os países de forma igual — e 35% ainda precisam de negociações para redução ou eliminação das tarifas.
Além da redução de tarifas, Alckmin reforçou a importância da diversificação de mercados. Segundo ele, há boas perspectivas com a União Europeia e o Reino Unido, onde barreiras sanitárias estão sendo superadas.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o governo trabalha em um plano de contingência para fortalecer o mercado interno e estimular o consumo de produtos que hoje são majoritariamente exportados. Ele também ressaltou o avanço na abertura de novos mercados internacionais — já são quase 400 desde o início do atual governo.
Entre os destaques mencionados por Fávaro está a reabertura do mercado do Vietnã para a carne bovina brasileira, um processo aguardado há mais de 20 anos. Além disso, o protocolo sanitário com o Reino Unido para exportação de pescado foi finalizado, e o Japão já realizou auditoria para habilitação de novas plantas frigoríficas.
Participaram da reunião representantes dos setores de carnes, frutas, café, mel, pescados, madeira, móveis e curtumes, além dos ministros Rui Costa (Casa Civil), André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).
A nova rodada de diálogo reafirma o compromisso do Governo Federal em proteger e fortalecer o setor agroexportador brasileiro diante dos desafios no comércio internacional.