Governo Federal avança em negociações para reduzir impactos das tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros

 Governo Federal avança em negociações para reduzir impactos das tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros

Foto: Agência Gov | Via Mapa

#Compartilhe

O Governo Federal realizou, nesta segunda-feira (4), mais uma reunião do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, com foco nos impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O encontro reuniu ministros de Estado e representantes de diferentes segmentos do agronegócio nacional.

O vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, destacou que 45% dos produtos exportados aos EUA já foram retirados da lista de taxação, enquanto 20% seguem sob as regras da Seção 232 — que trata todos os países de forma igual — e 35% ainda precisam de negociações para redução ou eliminação das tarifas.

Além da redução de tarifas, Alckmin reforçou a importância da diversificação de mercados. Segundo ele, há boas perspectivas com a União Europeia e o Reino Unido, onde barreiras sanitárias estão sendo superadas.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o governo trabalha em um plano de contingência para fortalecer o mercado interno e estimular o consumo de produtos que hoje são majoritariamente exportados. Ele também ressaltou o avanço na abertura de novos mercados internacionais — já são quase 400 desde o início do atual governo.

Entre os destaques mencionados por Fávaro está a reabertura do mercado do Vietnã para a carne bovina brasileira, um processo aguardado há mais de 20 anos. Além disso, o protocolo sanitário com o Reino Unido para exportação de pescado foi finalizado, e o Japão já realizou auditoria para habilitação de novas plantas frigoríficas.

Participaram da reunião representantes dos setores de carnes, frutas, café, mel, pescados, madeira, móveis e curtumes, além dos ministros Rui Costa (Casa Civil), André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

A nova rodada de diálogo reafirma o compromisso do Governo Federal em proteger e fortalecer o setor agroexportador brasileiro diante dos desafios no comércio internacional.

Via: Ministério da Agricultura e Pecuária

Relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?