O que significa a emergência nacional na fronteira dos EUA que Trump anunciou após tomar posse

e79fb450 d755 11ef 87df d575b9a434a4.jpg
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou posse nesta segunda-feira (20/1) e anunciou que uma de suas primeiras ações declarará uma “emergência nacional” na fronteira entre os EUA e o México. Trump prometeu interromper imediatamente a entrada ilegal no país e deportar milhões de imigrantes indocumentados, além de reinstaurar a política “Fique no México” e mobilizar tropas adicionais para a fronteira.
Durante seu discurso de posse, Trump destacou planos para reverter as políticas da administração Biden, incluindo o fim do direito à cidadania por nascimento, embora isso exija mudanças constitucionais. Ele também pretende retomar a construção do muro na fronteira e classificar organizações criminosas como terroristas estrangeiras.
A administração Trump anunciou ofertas de encomendas executivas em áreas como imigração, energia e economia. Entre as medidas, está a eliminação de iniciativas de diversidade e inclusão no governo e a oficialização de apenas dois gêneros, masculino e feminino. Trump também planeja renomear o Golfo do México como “Golfo da América” e rebatizar a montanha Denali como Monte McKinley.
O evento de posse contou com cerca de 20 mil pessoas no desfile oficial e outras 220 mil compareceram à cerimônia no Capitólio. Trump fechou o dia com assinaturas de ordens executivas e uma série de eventos oficiais.