Primeira fábrica da BYD no Brasil será inaugurada nesta quinta na Bahia; investimento da montadora chinesa ultrapassa os R$ 5 bilhões
Foto: Divulgação/BYD
A chinesa Build Your Dreams (BYD) inaugurou nesta quinta-feira (9) a primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos do Brasil, localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, Bahia, com um investimento de R$ 5,5 bilhões. Construída do zero na área que pertencia à Ford, a megaestrutura de 4,6 milhões de metros quadrados conta com três unidades para produção de carros elétricos e híbridos, caminhões e chassis de ônibus, além de processamento de insumos para baterias. O lançamento, que visa a geração de milhares de empregos, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Presidente Lula e o Governador Jerônimo Rodrigues. A produção inicial terá capacidade de 150 mil veículos por ano e incluirá modelos como o BYD Dolphin Mini, o elétrico mais vendido no país, com planos de desenvolver um motor híbrido flex em cooperação com cientistas brasileiros.
No entanto, a construção da fábrica foi marcada por uma grave denúncia: em dezembro de 2024, mais de 160 trabalhadores chineses foram resgatados em situação análoga à escravidão. Auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) encontraram alojamentos da construtora terceirizada em condições degradantes, com banheiros precários e insuficientes, falta de higiene e itens pessoais misturados a alimentos. Além das condições insalubres e jornadas exaustivas, foram constatados indícios de trabalho forçado, com retenção de parte dos salários, cobrança de caução e retenção dos passaportes, o que impedia o retorno dos trabalhadores ao seu país de origem. Diante das irregularidades, a BYD informou ter encerrado o contrato com a empreiteira terceirizada responsável.
Via: G1 Bahia