Tarifaço de Trump: Veja quais são os produtos que o Agronegócio do Brasil mais vende para os EUA

Foto: Reprodução/Instagram
O café é o principal produto do agronegócio brasileiro exportado aos Estados Unidos em valor, atrás apenas dos produtos florestais. Em 2024, as exportações de café ao país somaram US$ 2 bilhões, seguidas por carnes, sucos (especialmente de laranja) e derivados da cana, como açúcar e etanol.
Nesta quarta-feira (9), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com início previsto para 1º de agosto de 2025. Ele justificou a medida citando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF, classificando o caso como “vergonha internacional”.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) criticou a medida, afirmando que tarifas elevadas prejudicam o comércio e a segurança alimentar global. Após o primeiro anúncio de tarifas por Trump em abril, as exportações de carne bovina brasileira aos EUA cresceram 498%, devido à escassez de oferta no mercado norte-americano.
Atualmente, o Brasil é o maior fornecedor de café aos EUA, com 32% de participação no mercado, seguido por Colômbia (20%), Vietnã (8%) e Honduras (7%).