Leitor de Notícia

Um brasão que pode ser um presente de grego!

Um brasão que pode ser um presente de grego!

PODCAST - O BRASÃO QUE PODE VIRAR UM PRESESTE DE GREGO


Um brasão que pode ser um presente de grego!

Presente de grego é uma expressão popular usada para representar o recebimento de algum presente ou dádiva que traz prejuízo para quem a recebeu, ao contrário do que era esperado.

Esta expressão faz referência ao Cavalo de Tróia, um famoso episódio descrito na Ilíada de Homero, que narra os eventos da Guerra de Tróia.

Na Guerra de Tróia, um cavalo de madeira foi deixado junto aos muros de Tróia pelos Gregos, supostamente como um presente. Os troianos levaram o cavalo para dentro de seus muros, acreditando que suposto presente era uma rendição dos gregos.

No entanto, dentro do cavalo se encontravam vários soldados gregos. Durante a noite e após os troianos terem se embebedado e a maioria já estar dormindo, os gregos abriram os portões para que todo o exército entrasse e destruísse a cidade completamente.

Daí a expressão "presente de grego", algo que aparentemente parece bom, mas se revela como uma grande dor de cabeça. Representa um benefício que no final de contas prova trazer apenas malefício ou no mínimo inconveniência.

O novo brasão da cidade de Luis Eduardo poderá vir a se tornar um presente de Grego para os cofres públicos, uma vez que será necessário a troca de todos os impressos, adesivos, faixada de prédios e afins. Em um governo que seu discurso era de sanear as contas públicas, o que menos se esperava era uma troca desnecessária de um brasão.

A alegação de um presente para a cidade em comemoração ao seu aniversário de emancipação é tão infantil quanto a própria troca do brasão, fazendo uma leitura superficial da situação, o que parece é mais uma afirmação de ego, do que uma medida necessária, principalmente nesse momento de pandemia onde todas as atenções devem-se voltar para a saúde física, mental e financeira das pessoas.

No mínimo busca-se a sensatez dos que dirigem o executivo de uma cidade, estado ou federação, olhando mais atentamente para o que é realmente necessário e não para, pelo menos no momento, pode ser configurado como uma futilidade, esse brasão não vai acrescentar em nada, a não ser, mais despesas para o município.

Realmente o início do governo do novo executivo de Luis Eduardo está se destacando por uma sucessão de erros que podem trazer grandes dores de cabeça para os munícipes, espera-se que tudo entre nos eixos e que para o por vir, não se tenha mais Cavalos de Troia em pauta.

Prof. Jean Tárcito